domingo, 22 de dezembro de 2013

Parabéns Jesus, meu irmão


Natal, hora de trocar presentes, de encher a barriga de peru, de chester, de vinho, comemorar com a família, alguns dos quais não vemos faz tempo. Época de pensar em paz e solidariedade, de enfeitar as ruas, a nossa árvore de Natal, etc.

Será que não nos esquecemos de nada? De dar um presente para alguém? Afinal o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, filho Dele. E, se somos também filhos Dele, Jesus é nosso irmão. Esquecemo-nos de pensar no nosso irmão no seu aniversário? Então porque no Natal em quem menos pensamos é no aniversariante? Porque não cantamos os parabéns a você para ele, já que vive em nós o tempo todo?

Como acredito muito em espiritismo entendo que Jesus foi um espírito evoluído, acima de todos até hoje e que veio a este mundinho para tentar nos mudar e deixar ensinamentos que nos são úteis até hoje em dia. Temos tido outros importantes como Mahatma Ghandi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Martin Luther King, João Paulo II, Chico Xavier, vários santos venerados até hoje, todos espíritos evoluídos, já num nível, num estágio, muito perto do nosso Pai. Só que este aniversariante foi o maior, filho de Deus como nós, mas muito mais símbolo de amor e sabedoria. A bíblia foi escrita por homens sujeitos a erros, teve interferências de homens revisando de acordo com interesses da igreja, etc., criando barreiras, preconceitos, mas o aniversariante foi único, existiu e nos deixou o caminho do amor, da compreensão, do entender os outros como nós somos, de “atire a primeira pedra quem não tiver pecado”, nos igualando, nos dando a possibilidade de “amar uns aos outros como Ele nos amou”. Neste Natal não se esqueça do aniversariante, entenda que Ele estará presenta na sua ceia de Natal, cante os parabéns para Ele. Ele vai gostar.

Somos como Ele espíritos eternos habitando este corpo frágil que se estraga por pouca coisa. Estamos de passagem aprendendo, evoluindo, pagando dívidas passadas, tudo para que mudemos de níveis e estejamos cada vez mais perto do Pai e de Jesus. Conseguiremos isto através de amor, de pensamento positivo, de manter felicidade e esperança na nossa alma, entendendo os outros como  parceiros e irmãos, de sermos éticos, de não queremos mais do que nos é dado por caminhos direitos, de viver sem ter medo da passagem, ela acontecerá, mas não será dolorosa e logo estaremos juntos novamente. E quanto melhores formos, mais perto dele e do aniversariante estaremos e poderemos dar os parabéns a Ele pessoalmente, melhor, espiritualmente.

Parabéns meu irmão Jesus, não se esqueça de todos nós, teus irmãos. Não queremos poder, dinheiro, sobrepujar os outros, queremos de Ti apenas dicas e sinais para que possamos trilhar o melhor caminho para a nossa evolução e ajudar os outros na evolução deles.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Educação no Brasil


Todos deveriam entender que para um país se desenvolver precisa investir em educação. Um povo educado corretamente, evoluído no conhecimento, ajuda nos outros critérios considerados também importantes como segurança e saúde. Ao conseguirmos fazer com que um cidadão passe por uma educação eficiente e eficaz estamos fazendo com que ele esteja estruturado para ensinar, criar, recomendar, buscar soluções para todos os problemas da nação e isso a fará se desenvolver mais. Esse cidadão terá maior cultura, maior cidadania, saberá se comportar, saberá o que fazer para melhorar o seu pedaço da nação e, portanto a nação como um todo.

O problema é que a educação fará com que o cidadão aprenderá a votar melhor, a protestar e lutar por melhorias, cobrar dos políticos e governantes melhores ações, etc. e isto não interessa aos políticos e governos. Povo ignorante é mais fácil de manipular, de ser comprado com cestas disto e daquilo, um brinde já o conquista, etc.

Mais uma vez temos um exemplo claro de como anda a educação do Brasil. A cada 3 anos é feito um exame internacional chamado Pisa e aplicado a jovens de 15 anos de todo o mundo. Este exame abrange leitura, matemática e ciências. Sem espanto nenhum, afinal isto já é repetido em vários destes exames, o Brasil ficou em 58 º lugar entre 65 países, em meio a países como Albânia, Tunísia, Cazaquistão, etc.. Apenas 49,2 % dos jovens conseguiram entender um texto e fazer conexões simples entra as informações e o cotidiano. Claro que o governo vai querer mostrar que tivemos uma melhora em matemática, uns pontinhos de diferença, mas na visão geral podemos perceber o quanto este país precisa investir e mudar a educação.

Outro problema é o corporativismo e a politicagem que assola a nação. Quando algum governo tenta fazer algo como criar um plano para professores, os sindicatos entram contra e a educação não pode ser politicagem, aliás, tudo neste país está sob as garras da politica partidária, dos interesses partidários, não se pensa no futuro, o futuro mais longínquo é a próxima eleição e assim por diante.

Para que esta nação melhore em qualquer indicador precisa mudar a educação, criar um novo povo. Como esperar inovações tecnológicas, curas de doenças, melhores políticos, menos corrupção, entendimento de onde se gastar o dinheiro público melhor, baixar a violência, etc. se os jovens de 15 anos analisados no exame Pisa, eles que serão esse futuro, mostram que não estão nem perto dos países que estão em desenvolvimento, quanto mais os desenvolvidos.

O que fazer? Cobrar dos políticos ações na educação. Fazer manifestações nas ruas pela educação, ela, aliás a falta dela, é a causa dos outros problemas