terça-feira, 27 de setembro de 2011
Engenheiro Power Point
Uma vez escutei este termo, Engenheiro Power Point. Em algumas empresas a preocupação em apresentar resultados é tanta que deixamos de nos preocupar com a ação. Ficamos fazendo apresentações para mostrarmos como estamos em relação aos objetivos, criamos planos de ações, discutimos slides e não temos tempo de agir. Ou esquecemos que a maioria das ações não se resolvem em um mês, levam um tempo de maturação que não acompanha as apresentações que visam mostrar os resultados. É óbvio que trabalhamos direcionados por objetivos e metas e devemos ter indicadores de desempenho que nos mostrem se estamos no caminho certo. É óbvio que precisamos mostrar e apresentar indicadores, responder pelos objetivos. Contudo, quando isto é mais importante, estamos fazendo com que o fim seja mais importante que os meios a serem usados. Estamos deixando de fazer, para mostrar o que não estamos conseguindo fazer. Cuidado.
Marcadores:
analise crítica,
eficácia,
Eficiência,
gestores de processos,
liderança
sábado, 17 de setembro de 2011
Volta
Apesar de ter tantos textos publicados no meu blog, afinal adoro ensinar, trocar idéias, passar experiências, fazia um tempão que não publicava nada. É que entrei numa empresa que me absorve bastante. Que bom. Depois da minha paixão chamada Embraer encontrei uma empresa também do mesmo tipo, onde você pode ser útil, me sentir apreciado, reconhecido. Não é que em outras eu não tenha sentido isto. Na última, como gerente industrial, tive todo o apoio e amizade da diretoria toda e me abriram todas as portas para aplicar o que sabia e ajudei a mudar a empresa. É que nesta eu tenho isso e mais todos os benefícios de uma empresa de porte que valoriza o ser humano. O ambiente também é ótimo, sabemos que em todos os lugares da nossa vida encontraremos pessoas que, ao nosso ver, nos atrapalham, são do contra. Ao nosso ver, pois todos somos diferentes e devemos respeitar estas diferenças. Se somos líderes, nos cabe mudar estas pessoas ou lhes mostrar novas oportunidades. Parabéns a esta empresa que está entre as 100 melhores para se trabalhar. Tem melhorias a serem feitas, é claro, afinal sempre existem oportunidades e é nessas oportunidades que crescemos e fazemos crescer a nossa empresa.
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Quanto valemos?
Algumas vezes eu já escutei, nem uma , nem duas vezes, algum profissional dizer que deveria estar um cargo melhor, que deveria ganhar mais, etc. porque estava com x milhões de R$ sob sua responsabilidade e o outro que não tinha esta responsabilidade estava melhor colocado. Será que então o motorista do caminhão de valores (carro forte) não deveria ter o salário melhor do mercado? Pensemos numa indústria aeronáutica. Quem vale mais? O projetista da aeronave, o almoxarife que vai guardar equipamentos caríssimos? O inspetor que vai garantir a qualidade e principalmente a vida daqueles que viajarão naquele produto de alto valor agregado? O gerente da Qualidade que vai com a sua visão sistêmica garantir a eficácia de todos os processos? Quem vale mais? Aquele que vende o produto de alto valor? se não vender o que alega ser responsável por altos valores não os terá. Aquele que trabalha esse produto? Por favor vamos cobrar melhor valorização do nosso trabalho pelas nossas competências. Se você acha que vale mais do que a organização lhe dá, ou saia ou use isso como uma oportunidade de revisar seus objetivos e o foco dentro da organização. Converse com o seu chefe e através do seu trabalho mostre o quanto pode fazer pela organização. Não rebaixe o seu colega de trabalho para ficar no seu nível. Antes disso suba o seu nível para ficar junto com o do seu colega.
Assinar:
Postagens (Atom)