sábado, 5 de novembro de 2011

Reuniões, úteis ou não?

Engraçado que, ao subirmos na carreia e hierarquia das organizações, começamos a cada vez mais participarmos de reuniões e reclamarmos por isso. Dizemos que hoje não fazemos mais nada do que participarmos de reuniões. Quando começei na carreira como ajudante de caldeireiro/soldador a preocupação era executar a tarefa. Depois fui crescendo até ser gerente industrial e percebi que realmente a reunião, dependendo do nível hierárquico e responsabilidades adquiridas, torna-se fundamental. O funcionário executante se foca na tarefa e nos níveis de decisão, aí sim, a reunião torna-se muito importante. Uma organização e, melhor, um Sistema de Gestão, são formados por um conjunto de processos interligados como fornecedores e clientes internos. Para tomada de decisões devem estar frente a frente e não usarem e-mail. Este é comodo, mas ineficaz. Você como cliente, se tiver que reclamar de um fornecedor, seja um processo interno, seja uma loja, um prestador de serviço na sua casa, o que é melhor? Enviar um e-mail ou estar cara a cara com o mesmo? Acertos e ações serão muito mais eficazes. Pertencendo a uma organização precisamos planejar e fazê-lo em equipe, afinal somos um sistema de gestão. Com a reunião conseguimos juntar os gestores dos processos, alinhar conhecimento e objetivos, estar frente a frente com nossos clientes e fornecedores internos. A recomendação é fazer reuniões objetivas de no máximo uma hora para definir ações e não para resolver problemas. A reunião deve ser para:
-Juntar os envolvidos;
-Alinhar o conhecimento do problema ou assunto;
-Definir responsabilidades e prazos;
-Planejar ações, objetivos e metas.
Não reclame de reuniões de mais, já que você agora faz parte da administração. Se não quer mais participar de reuniões, pode voltar a ser funcionário executante.

Um comentário:

  1. Caro Carlos Felipe, gosto muito de seus artigos
    abaixo segue também minha opinião.

    Pena que em algumas empresas as reuniões são somente para discutir algo que não sai do papel.
    Não basta reunir, dscutir e decidir.
    É preciso executar e como vc mesmo disse:
    Definir ação, prazo, responsaveis e feedback.

    Quem não conseguir executar que erga a mão, sejam humilde, pois dentro da sala, todos são bonitinhos, bem arrumados, mas a execução é mão na massa mesmo! não adianta ficar cornetando, tem que agir, e com disciplina e foco.

    Ouvir,Pensar, Estudar o problema e processo e colocar em pratica as ações.
    E o mais importante, mostrar resultados.

    Um grande Abraço!
    Emerson Vitorio

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