segunda-feira, 20 de julho de 2015

Novos Sistemas de Gestão ISO

Estamos em via de por uma mudança importante na norma NBR ISO 9001:2008 versão 2015. Ou seja, depois de 07 anos de aprendizado e informações (pesquisa mundial, conceitos de gestão, revisão dos conceitos dos 08 princípios da gestão da qualidade, lições aprendidas das revisões anteriores, processos de interpretação, etc.) teremos mudanças significativas. Diversos países, diversas experiências e conhecimento adquirido. Então perguntamos;
Por que da sua organização estar ou querer ser certificada ISO, seja 9001 pela Qualidade, seja 14001 pelo Meio Ambiente ou OHSAS 18001, futura ISO 45001 pela Segurança e Saúde Ocupacional?
Até aqui temos percebido inúmeras organizações se certificando com o único interesse de exportação, de atender requisitos (necessidades e expectativas) de clientes, etc., ou seja, preocupação única com o papel do certificado e não no uso dos requisitos para ter um Sistema de Gestão eficaz e eficiente. Uma grande culpa disso devido à alta direção da empresa e pelas lideranças dos processos que não sabiam aproveitar os requisitos para administrar um verdadeiro Sistema de Gestão. Todos os auditores percebiam claramente isso ao não evidenciar o comprometimento das alta direções e lideranças com o Sistema de Gestão principalmente o da qualidade. Como o do meio ambiente e de segurança e saúde ocupacional possuem muitas leis governamentais por trás, envolvem processos jurídicos, existe uma atenção maior. Pela ISO 9001 as exigências legais são menos e a relevância dada ao Sistema de Gestão é menor. Não entendem que qualidade é também parte da sustentabilidade da empresa, pelo lado financeiro.
Estamos agora às portas do novo grupo de normas ISO elaboradas com uma maior exigência de comprometimento da alta direção e lideranças dos processos escopo do Sistema de Gestão, uso maior dos conceitos de gestão de riscos, menos conflitos entre os sistemas de gestão, menos duplicidade e burocratização, etc. Resumindo, um verdadeiro Sistema de Gestão focado no negócio com planejamento focado nas necessidades e expectativas das partes interessadas e entre elas não só os clientes. Também alinhando os objetivos da organização por todos os processos estrategicamente.
Se a sua organização usar as novas normas como guias para eficazes Sistemas de Gestão maior competitividade será conquistada e não apenas o certificado em papel pendurado na parede. Devemos aproveitar a experiência e conhecimentos de 7 anos de tantos envolvidos nestas revisões, afinal a sua empresa não é a melhor do mundo em Sistema de Gestão, mas deverá se tornar a mais bem vista pelos seus clientes e partes interessadas (acionistas, fornecedores, vizinhos, autoridades, funcionários, etc.). Lembre-se que o certificado pendurado na parede é consequência de um Sistema de Gestão implantado e não necessariamente o melhor, o que fará a sua empresa competitiva e vencedora. A certificadora faz auditorias periódicas por amostragem e não consegue ver todas as não conformidades ou oportunidades de melhoria. Já se a sua organização prezar por um Sistema de Gestão eficaz e seguindo os requisitos da norma como ferramentas para melhor administração e gestão sistêmica, você nem precisará se preocupar com o certificado na parede. Fazer aquelas ações de véspera de auditoria, todos correndo para tampar buracos, para enganar o auditor (erro seu, está enganando a empresa e não ele). A nova norma traz justamente essa oportunidade de um desenvolvimento mais estratégico, mais focado em objetivos e não em ações temperamentais ou de achismos. Aproveite.

Carlos Filipe dos Santos Lagarinhos

Gerente da Qualidade, Auditor líder

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