Por que da sua organização estar ou querer ser certificada ISO, seja 9001 pela Qualidade, seja 14001 pelo Meio Ambiente ou OHSAS 18001, futura ISO 45001 pela Segurança e Saúde Ocupacional?
Até aqui temos percebido inúmeras organizações se certificando com o único interesse de exportação, de atender requisitos (necessidades e expectativas) de clientes, etc., ou seja, preocupação única com o papel do certificado e não no uso dos requisitos para ter um Sistema de Gestão eficaz e eficiente. Uma grande culpa disso devido à alta direção da empresa e pelas lideranças dos processos que não sabiam aproveitar os requisitos para administrar um verdadeiro Sistema de Gestão. Todos os auditores percebiam claramente isso ao não evidenciar o comprometimento das alta direções e lideranças com o Sistema de Gestão principalmente o da qualidade. Como o do meio ambiente e de segurança e saúde ocupacional possuem muitas leis governamentais por trás, envolvem processos jurídicos, existe uma atenção maior. Pela ISO 9001 as exigências legais são menos e a relevância dada ao Sistema de Gestão é menor. Não entendem que qualidade é também parte da sustentabilidade da empresa, pelo lado financeiro.
Estamos agora às portas do novo grupo de normas ISO elaboradas com uma maior exigência de comprometimento da alta direção e lideranças dos processos escopo do Sistema de Gestão, uso maior dos conceitos de gestão de riscos, menos conflitos entre os sistemas de gestão, menos duplicidade e burocratização, etc. Resumindo, um verdadeiro Sistema de Gestão focado no negócio com planejamento focado nas necessidades e expectativas das partes interessadas e entre elas não só os clientes. Também alinhando os objetivos da organização por todos os processos estrategicamente.
Se a sua organização usar as novas normas como guias para eficazes Sistemas de Gestão maior competitividade será conquistada e não apenas o certificado em papel pendurado na parede. Devemos aproveitar a experiência e conhecimentos de 7 anos de tantos envolvidos nestas revisões, afinal a sua empresa não é a melhor do mundo em Sistema de Gestão, mas deverá se tornar a mais bem vista pelos seus clientes e partes interessadas (acionistas, fornecedores, vizinhos, autoridades, funcionários, etc.). Lembre-se que o certificado pendurado na parede é consequência de um Sistema de Gestão implantado e não necessariamente o melhor, o que fará a sua empresa competitiva e vencedora. A certificadora faz auditorias periódicas por amostragem e não consegue ver todas as não conformidades ou oportunidades de melhoria. Já se a sua organização prezar por um Sistema de Gestão eficaz e seguindo os requisitos da norma como ferramentas para melhor administração e gestão sistêmica, você nem precisará se preocupar com o certificado na parede. Fazer aquelas ações de véspera de auditoria, todos correndo para tampar buracos, para enganar o auditor (erro seu, está enganando a empresa e não ele). A nova norma traz justamente essa oportunidade de um desenvolvimento mais estratégico, mais focado em objetivos e não em ações temperamentais ou de achismos. Aproveite.
Carlos Filipe dos Santos
Lagarinhos
Gerente da Qualidade, Auditor
líder
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