quinta-feira, 26 de maio de 2016

Qualidade ou redução de custos?


Baseado no seguinte artigo:


 Sempre que uma empresa enfrenta dificuldades financeiras a primeira medida que os seus administradores tomam é reduzir os custos. Mas quais custos? Quais os impactos de tal redução? Quando esses administradores saem cortando custos sem uma criteriosa avaliação ou usando as ferramentas adequadas com certeza o impacto na imagem da organização será enorme. Porque atacam também os custos da qualidade. Reduz-se a característica das embalagens, reduzem-se a quantidade de inspeções, o tratamento de pintura, aceita-se a redução de preço dos fornecedores mesmo que, para isso, a sua qualidade também caia, etc. Existem ferramentas como o Lean Six Sigma que através do Lean reduz custos operacionais, contudo através do Six Sigma melhorando a qualidade e reduzindo o custo da não qualidade. Também existe o WCM, “World Class Manufacture”, usado fortemente no grupo Fiat com mais ou menos os mesmos conceitos. Contudo, se os administradores não levarem nada disso em conta, com certeza os “recalls” aumentarão e com consequências nefastas para a organização. Levam-se esforços enormes e tempo para criar um produto com imagem de qualidade, mas, medidas que reduzam a qualidade, rapidamente destruirão essa imagem. Todos os esforços para sanear a organização deverão levar em conta o não reduzir a qualidade dos processos, do produto e principalmente das pessoas. Vamos reduzir o quadro e nisso cortamos pessoas altamente capacitadas, aquelas que conhecem os processos e o produto, enfim, jogamos fora o “knowledge” da organização.

Logo, senhor administrador, antes de sair cortando custos e ter um monte de “recalls” para fazer, escute mais a sua equipe da qualidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário