Baseado
no seguinte artigo:
Sempre
que uma empresa enfrenta dificuldades financeiras a primeira medida que os seus
administradores tomam é reduzir os custos. Mas quais custos? Quais os impactos
de tal redução? Quando esses administradores saem cortando custos sem uma criteriosa
avaliação ou usando as ferramentas adequadas com certeza o impacto na imagem da
organização será enorme. Porque atacam também os custos da qualidade. Reduz-se a
característica das embalagens, reduzem-se a quantidade de inspeções, o tratamento
de pintura, aceita-se a redução de preço dos fornecedores mesmo que, para isso,
a sua qualidade também caia, etc. Existem ferramentas como o Lean Six Sigma que
através do Lean reduz custos operacionais, contudo através do Six Sigma
melhorando a qualidade e reduzindo o custo da não qualidade. Também existe o
WCM, “World Class Manufacture”, usado fortemente no grupo Fiat com mais ou
menos os mesmos conceitos. Contudo, se os administradores não levarem nada
disso em conta, com certeza os “recalls” aumentarão e com consequências nefastas
para a organização. Levam-se esforços enormes e tempo para criar um produto com
imagem de qualidade, mas, medidas que reduzam a qualidade, rapidamente destruirão
essa imagem. Todos os esforços para sanear a organização deverão levar em conta
o não reduzir a qualidade dos processos, do produto e principalmente das pessoas.
Vamos reduzir o quadro e nisso cortamos pessoas altamente capacitadas, aquelas
que conhecem os processos e o produto, enfim, jogamos fora o “knowledge” da
organização.
Logo,
senhor administrador, antes de sair cortando custos e ter um monte de “recalls”
para fazer, escute mais a sua equipe da qualidade...
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