quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Desabafo

Hoje fui a um postinho da perfeitura em busca de remédios, já que o meu plano de saúde encerrou. Cada vez mais entendo o porquê dos pobres sofrerem mais do que os ricos, nem precisa ser rico, dos com o mínimo de sustento. Para o pobre não existem os remédios que deveriam. Os pobres são atendidos como gado, não como humanos. Ainda há a coragem de se colocarem avisos que desacato a funcionário público é crime, já ameaçando aquele que vai querer reclamar. Reclamar pelos seus direitos. Nem isso o pobre pode. Quando fui ao Ministério de Trabalho para entrar com o seguro desemprego, recebi uma senha sem vergonha, um papel escrito com caneta. O governo criou uma lei para que se seja atendido em menos de 20 min em filas de banco, etc. Engraçado, numa repartição pública nem existe a senha correta, nem medição de tempo. Eu medi, esperei duas horas. Porque o governo cobra e não faz? Porquê o governo aumenta os seus próprios salários e não abastece o pobre com a saúde pública melhor? Porque o governo não segue o que está escrito na constituição que todos têm direto a saúde e educação, o que mais falta neste país, pelo menos para os pobres? Porque eles aumentam os seus benefícios e gente como eu com experiência, conhecimentos e lutamos tanto, estamos sem nada, sem perspectiva? Porque todos nós estamos já acostumados, domesticados e não cobramos mais os nossos direitos. Estou sem forças, sózinho não posso mudar o mundo e mesmo tendo mudado os pequenos mundos meus, me esgotei. Não culpo ninguém, estou onde os meus erros, decisões tomadas por mim mesmo, me levaram. Precisamos é aprender com esses erros, assim é que o nosso espírito evolui para que na próxima vida possamos ter aprendido a agir diferente e tenhamos pago as nossas dívidas. O que eu questiono é porque lutamos tanto e porque aqueles que não lutam, pelo contrário nos destroem, é que levam a vida "numa boa"? Desculpem hoje estou revoltado porque sou tão bom profissionalmente, posso ser tão útil a qualquer empresa, escuto um diretor falar que o que ele precisava era um profissional como eu, que resolveria os seus problemas, mas não está no seu orçamento pagar o que eu valho. Pior que eu peço abaixo do que eu valho, pois quero é ser útil e aí escuto que aceito esse salário por estar desempregado, depois sairei ao aparecer outro salário melhor. O que nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? O que eu faço? Não trabalho com salário de "peão", que já fui, porque tenho muita experiência e não trabalho com salário que valho porque não me pagam? Enquanto isso os governantes jogam dinheiro pela janela e os pobres nem remédios no posto de saúde encontram. Aliás, nem bem atendidos são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário