terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fundamentos da Excelência (1) da FNQ

A Fundação Nacional para a Qualidade (FNQ) que dá o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) publicou os Fundamentos da Excelência que eu vou colocando aqui e que servem como parâmetros para a premiação. O primeiro:
-Pensamento Sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
-Tenho percebido que na maioria das empresas existe uma deficiente visão do todo. Não se sabe direito quem são os clientes internos e fornecedores, quais são os objetivos e interesses de cada um para se alinharem os mesmos aos objetivos da empresa. Não se percebe que as alterações num processo afetarão o sistema todo. Na própria norma ISO existe o requisito de garantia de que o Sistema de Gestão da Qualidade (acrescente-se aqui o sistema como um todo, a empresa) não vai ser afetado pelas alterações feitas nos processos. Se, principalmente os gestores dos processos, não tiverem esse pensamento sistêmico, cada um vai criar seus objetivos, criar as suas micro-empresas e vão remar contra os objetivos macros da empresa. Para se começar a mudar isto há a necessidade de se começar mapeando os processos junto com os gestores, afinal eles são os donos dos mesmos. Deve-se identificar os fornecedores, as entradas, o fluxo, as saídas, os clientes (ou stakeholders) num processo chamado SIPOC (Supliers, Input, Process, Output, Customers). Depois identificar os objetivos desses processos levando em conta as saídas e as necessidades e expectativas dos clientes (internos e externos). Em seguida criar metas e indicadores para medir a eficácia de se atingir essas metas. Aí sim, vai se começar a entender essas inter relações dos processos e vai se enxergar muito melhor o todo, a se ter o pensamento sistêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário