terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nós

Uma vez eu ministrava um treinamento para os representantes reginiais da empresa onde era analista da Qualidade. Como estava profundamente envolvido com a implantação de um procedimento para tratamento de reclamações de clientes usando a ISO 10002 usei diversas vezes o pronome "eu". Eu fiz assim, eu gostaria que vocês....etc. Após todo o treinamento o meu gerente me chamou e me deu um "toque" sobre o usar o "nós " em vez do "eu". Nunca mais esqueci isso. Na atual empresa vi isso novamente por um subordinado meu e o chamei e fiz o mesmo que o meu antigo gerente havia feito comigo. O alertei sobre a importância do "nós". Esta palavar motiva os envolvidos, faz com que não se sobressaia ninguém e sim a equipe. Com um cliente presente, com outros processos presentes, todos verão uma união nos esforços. Apenas mudando uma palavra se apresenta uma mudança de visão, do particular, do individual, para o sistêmico, para o todo. Ninguém faz sucesso sózinho, já existe até um livro publicado com esse título, é a mais pura verdade. Somos uma empresa, somos uma sociedade, somos uma família, somos uma população e não um "eu". Quando começamos a achar que somos únicos perdemos a visão do todo. Até a comunicação entre processos, entre equipes, etc. fica prejudicada. Cada um começa a fazer a "sua" parte e a parte do todo começa a ser prejudicada. Logo, cuidado, se policiem e apenas mudem o "eu" para "nós" e verão como, sem querer, o trabalho em equipe começa a ser valorizado e a motivação aumenta. Até invejas, ciúmes, etc. diminuirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário