quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cultura da Mudança


Cultura da Mudança

Ao auditar uma empresa já vi a mesma não apresentar nenhuma não conformidade. Antes, o que é uma não conformidade, termo da área da Qualidade? Quando alguma tarefa, algum resultado de um processo, algo na empresa vai contra o que é determinado pela norma ou procedimento. Nesse caso dizemos que á uma não conformidade. Não estamos fazendo o que prometemos através de um procedimento, através de termos uma certificação ISO, etc. Um dos requisitos principais das normas ISO e dos princípios da Qualidade, é a melhoria contínua dos processos e da nossa empresa. Não só pela norma, pelo mercado também, se não melhorarmos continuamente seremos ultrapassados por outros no mercado. Voltemos àquela empresa sem não conformidade, a empresa perfeita. Errado, ela já está não conforme em não ter melhoria contínua. E como melhorarmos a nossa empresa?
Precisamos de uma cultura de mudança. Mudança deve ser vista como melhoria, como novos desafios e não como aquilo que vai mexer no nosso mundinho particular dentro da empresa. Costumamos criar raízes no nosso local de trabalho e criamos barreiras a mudanças, medo de perdermos aquilo que conquistamos até ali. Sempre veremos aquele profissional, pior se for de cargo de chefia, que rema contra a maré. Aquele que berra, “chia”, “esperneia” sempre que você chega para tentar mudar algo. É aquele que cria a imagem de que dá porrada, aquele que critica os outros, até mesmo a empresa, para mostrar que ele é o bom, que o que ele faz é perfeito e não se precisa mudar nada. Como pensar em mudanças, como se pensar em melhoria contínua se nós temos um profissional desses que faz o máximo possível para atrapalhar? Primeiro, a diretoria da empresa deve ser a primeira a apoiar as mudanças, independente do quanto é importante aquele profissional para a empresa. O que é mais importante, a sobrevivência da empresa no mercado, a melhoria, as mudanças, ou manter um profissional estático, que é contra tudo e todos, que não veste a camisa da empresa e sim a sua, do seu departamento independente?



Figura 1 – os três grupos de colaboradores de uma empresa
A estratégia é aproveitar os que estão querendo mudanças. Na figura 1 vemos que todo o grupo de colaboradores de uma empresa é dividido em 3 partes. Aqueles que querem mudanças, os proativos. Temos um grupo dos do contra, aqueles já citados que remam sempre contra para não ter os seus interesses individuais prejudicados. O terceiro e maior grupo é formado pela maioria dos colaboradores que ficam neutros, indo para onde o vento levar. O que precisamos fazer é mostrar estes profissionais proativos, que querem mudanças. Vamos favorecê-los, parabenizá-los, mostrá-los como exemplos. Aqueles que ficam ao sabor do vento começarão a ver os do primeiro grupo se destacando e os seguirão. Vamos começar a mostrar os bons resultados dos processos desses que querem mudanças. São aqueles que implantam indicadores de desempenho para os seus processos, medem corretamente a eficácia, implantam ações corretivas e preventivas para melhorar os seus processos, seguem os procedimentos, buscam a melhoria contínua, etc. Vamos parabenizá-los e até promovê-los pela empresa como os melhores. Com certeza os outros terão exemplos para seguir, bons exemplos. Aqueles que são do contra, com certeza, começarão a se sentir fora do ambiente. Começarão a se sentir deslocados. Uma onda de mudanças começará a surgir e eles estarão nadando contra essa onda. Ou se deixam levar também pela onda ou morrerão afogados (demitidos ou sairão da empresa por conta própria. Na figura 2 vemos esse posicionamento de todos diante de mudanças.



Figura 2 – a onda da mudança numa empresa

É óbvio que para tudo isto acontecer é necessário que a empresa queira realmente mudar e ter a melhoria contínua para poder sobreviver no mercado competitivo. Cabe a Alta Direção patrocinar a mudança e afastar aqueles que não se adéquam a necessidade, à nova Cultura da Mudança.

Carlos Filipe dos S. Lagarinhos
Eng. ro Ind. Mecânico, auditor líder
(11) 96545114, carlosfilip@uol.com.br
http://carlosfilipelagarinhos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário