segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Faturamento e Qualidade

Tenho percebido profissionais envolvidos com o apaga-incêndios das empresas, com o faturar a qualquer custo. É usual escutarmos o famoso "precisamos faturar", "estou pensando na empresa". Será? Se estivessem pensando na empresa pensariam não no faturamento e sim no custo. Este custo resultante de se fazer às pressas, sem planejamento, sem seguir as normas, os procedimentos. Conseguimos fazer, conseguimos faturar, contudo a imagem da empresa vai pelo ralo diante da baixa qualidade (se foi feito descumprindo-se algum procedimento, alguma norma, o risco da Qualidade comprometida é altíssimo), o retrabalho gerando desperdícios é automático, a desmotivação de todos surge (retrabalho é desmotivante), etc. O mercado global está cada vez mais competitivo e qualquer insatisfação do cliente é o suficiente para o perdermos. Se o faturamento caiu devido ao mercado e continuamos com o custo da Não Qualidade alto, a margem de lucro diminui e, o pior, o nosso nome no mercado começa a ficar com a imagem de "empresa de fundo de quintal". Logo, vamos fazer correto, vamos fazer com Qualidade e os riscos para a sobrevivência da empresa serão menores. "É dificil conquistar um cliente, contudo é facílimo perder vários rapidamente por um único produto com problemas". Vamos seguir as normas e procedimentos. Lembro que as mesmas foram feitas como resultados de problemas anteriores. Nasceram da experiência de outros profissionais e organizações. Quem somos nós para violarmos estas normas ou procedimentos em detrimento do faturamento?

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