Estou mandando uns textos sobre educação. Grande, mas em pedaços para que possam ler e ajudar a mudar o nosso país.
A educação deve formar cidadãos compromissados com a diminuição da desigualdade e gerar oportunidades para todos criando o desenvolvimento econômico e social. Através da observação pode-se perceber a evolução da sociedade, as suas necessidades e planejar adequadamente a educação. A avaliação será o conjunto de ferramentas para verificar o alcance ou não desses objetivos, tanto por parte dos indivíduos que formarão essa sociedade como dos professores e do sistema de ensino, afinal o desempenho dos alunos e futuros profissionais dessa sociedade é produto do planejamento da educação.
A educação é transformadora, pois para alavancar o progresso precisa ser transformadora, através de pesquisa, melhorando as teorias, já que o conhecimento não é definitivo. Acontece que no Brasil, por ser setorialista, com cursos precários, ensino superior classificado em públicos e privados levando em conta só a forma de financiamento é que não deixa ser transformadora a educação.
A educação hoje é reprodutora, apenas passa a informação e não ajuda através das linguagens, das habilidades eficientemente trabalhadas, a transformação em conhecimento para os alunos. O governo até está tentando mudar isto através de cotas para as universidades, contudo a transformação da educação deve começar não no nível superior e sim desde o infantil transformando o indivíduo já no seu inicio. Aulas de cidadania, de respeito ás normas, leis, hierarquia, natureza, respeito ao próximo e às desigualdades. A educação transformadora muda toda a sociedade, o país e o mundo. Reduz preconceitos e a violência, cria uma melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade.
A população economicamente ativa (16 a 50 anos) atinge no Brasil aproximadamente 100 milhões de indivíduos. 50% destes estão na economia informal por falta de estudo. Destes 30 milhões não buscam a economia formal por estarem totalmente despreparados. No Brasil temos uma população com ensino superior por volta de 15 % enquanto no Japão temos 90% o que mostra bem o porquê da diferença de progresso entre os dois países. Podemos entender porque de tanta tecnologia, de tanto avanço na educação no Japão. No Brasil faltam políticas agressivas, incentivos aos estágios, formação profissional através de convênios mais fortes entre escolas e empresas incentivados por descontos de impostos, etc. Há a necessidade de se ter um conjunto de normas para tornar a universidade brasileira num sistema como disse Cristovam Buarque, ex-ministro da educação. Quando damos estudo e educação (esta vai além do ensino da escola) o individuo tem maiores possibilidades de conseguir emprego, nesse emprego melhorar a função, essa função melhorar a empresa, a empresa melhorada vai melhorar o mercado e também melhorar a sociedade como um todo gerando a possibilidade de novos empregos. Uma cadeia fechada. Com um povo numa economia informal a sociedade vai ser formada por indivíduos sem perspectiva de crescimento e essa mesma sociedade entra no na cadeia fechada já citada, mas negativa.
Para o indivíduo aprender a pensar ele deve usar a pesquisa como treinamento da sua mente. Vai aprender a conectar o conhecimento que já possui aos novos conhecimentos criando um novo conhecimento, dando essa dinamicidade que o conhecimento tem. Uma simples passada de informação sem levar em conta as teorias comportamentais, cognitivas, construtivas, não estará construindo conhecimento. Tanto na formação do conhecimento como na avaliação se esse conhecimento foi realmente criado é fundamental a pesquisa, os desafios, os debates, o tornar o aluno como um agente ativo nessa formação de conhecimento e não apenas um ouvinte. Hoje as instituições são focadas mais em investigação do que em pesquisa. Os programas muitas vezes não passam de listas de tópicos sem seqüência e coerência ou são enciclopédicos impraticáveis no período de tempo do curso. Cursos que enchem o aluno de textos para pesquisa, salas de bate papo jorrando discussões, contudo num curso, por exemplo, de um mês, com alunos que trabalham. Como fazer pesquisa, como transformar o conhecimento sem tempo?
Fora tudo isso se não houver avaliação também do professor ele se torna o dono da verdade e do conhecimento. O professor precisa saber se está passando corretamente a informação e se esta está sendo transformada em conhecimento adequadamente pelos seus alunos. Sabendo aprender com as suas falhas, o professor será capaz de criar cidadãos capazes de observar, pesquisar, descobrir caminhos próprios até pelo exemplo de aprender do professor. A inquietude, a curiosidade, o questionamento, a busca pela melhoria contínua da qualidade das suas aulas, do ensino, da sociedade deve fazer parte da vida do professor e a sala de aula também deve ser vista como uma tremenda fonte de aprendizado para ele. Na prática do professor ele deve criar situações que originem posicionamentos críticos inclusive dos seus alunos. Isto é que forma o conhecimento. Senão bastava mandar os alunos lerem um texto. Quando os seus alunos constroem conhecimentos em equipes, destroem conhecimentos ultrapassados a partir daquele momento, esse professor está adquirindo novos conhecimentos e aprendendo. Lembramos que a estrutura toda de educação, desde o infantil está errada e a sociedade consumista de hoje leva a formação de professores que não sabem aprender. Eu fiz a minha parte, agora cada aluno que se vire para aprender.
Mais uma vez lembramos as diferenças entre a educação do Brasil com o Japão. Quantos negros e pobres vemos numa universidade? Também lembramos que a educação se faz desde o infantil criando crianças que saberão identificar o que é certo e errado, o que é respeitar os mais velhos, a hierarquia a que as mesmas deverão se sujeitar quando adultos. A respeitarem o trânsito aprendendo a não beber quando dirigem, a respeitarem a lei, etc. Não adianta pensarmos apenas na educação superior se estivermos formando cidadãos que agridem os outros na rua por preconceito de raça, preferência sexual, religiosa, etc. Vão chegar numa universidade já com preconceitos preconcebidos e dificilmente construirão conhecimentos bons. O conhecimento já adquirido desde a infância ao se conectar com o novo conhecimento será mais forte e não poderá ser alterado eficientemente para o bem da sociedade. A educação deve ser vista como um sistema, como um todo e não por setores. O país não terá futuro se não investir em mudanças no ensino e urgentemente. A população economicamente ativa e na informalidade continuará nas taxas atuais e até aumentando o que não nos dará boas perspectivas de futuro.
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