Importância do Planejamento
Temos
percebido inúmeros produtos tendo de passar por “recalls” porque houve
problemas no projeto, alguém se esqueceu de identificar algum risco e criar uma
ação preventiva (mitigação) para aquilo. Precisávamos lançar aquele produto no mercado
para vencer a concorrência e precisávamos ser velozes. Adiantou? O que ganhamos
de rapidez nós perdemos em dinheiro e, pior, comprometemos a imagem do produto
e da empresa diante do cliente final. Isto não vale só para produtos
propriamente ditos e sim com processos, com mudanças na nossa organização,
projetos em geral, etc. O que fazer? Investir mais no planejamento inicial, ali
é hora de gastar dinheiro, tempo, esforço. Vamos entender melhor olhando a
figura abaixo.
Todo
o produto, seja produto, processo, mudanças organizações, etc., tem 4 fases que
começam na introdução, crescimento, maturidade e declínio. Se investirmos
pesado na introdução os custos serão menores em questão a perdas do que se
tivermos problemas com o produto na sua fase de maturidade. O prejuízo será
grande se tivermos de fazer mudanças nesta fase. Quando está na fase de
declínio, pior ainda, prejuízo maior, estaremos gastando já sem retorno
merecido.
Então
o que fazer? Vamos parar de fazer as coisas às pressas principalmente na hora
do início do produto, ou seja, no projeto. É no projeto, antes da introdução do
produto, que devemos trabalhar mais, em grupo, envolvendo a área de suprimentos
para que alerte sobre os “lead times” dos fornecedores, preços, etc. Envolvendo
a Qualidade para que defina os testes necessários do protótipo, riscos do
produto, ações mitigadoras, etc. Envolvendo a Produção para que se programe
para fabricar o protótipo e depois os lotes piloto e lotes de série. Mas o
projeto não se aplica só a um produto propriamente dito. Projeto é todo o
conjunto de tarefas para obter um resultado com um início e um fim
determinados. Vejam na figura abaixo as fases de um projeto.
Através
de ferramentas de gestão de projetos como o PMBOK, “Project, Management Body of
Knowledge” do PMI, “Project Management Institute” pode se criar um projeto com plano
de comunicação reforçando as interfaces dos processos, plano de riscos,
cronograma, etc. Isto torna o projeto mais seguro, sem, no entanto, prejudicar
a sua velocidade. Melhor, teremos o histórico do projeto com lições aprendidas,
“lessons learned” que ajudarão outros projetos. Tudo isto para dizer que
devemos “perder” tempo e esforço no início, no planejamento. Ali podemos gastar
mais para que tenhamos um produto sustentável, forte no mercado. Isto, reforço,
vale para qualquer coisa que estejamos pensando em criar, até mudanças na nossa
organização. Queremos sucesso? Façamos um planejamento adequado, identificando
todas as possibilidades de haver problemas (riscos), envolvamos todos os
processos e profissionais chave. Em grandes empresas e projetos usam-se
ferramentas avançadas como DFMEA, PFMEA, FTA, etc. Mas o foco deverá ser um
Planejamento adequado, sem pressa. Na figura acima vemos que as despesas
maiores num projeto costumam ser na execução do projeto e devemos entender que deveríamos
gastar mais na fase de iniciação e do planejamento para que os erros sejam
minimizados logo no início tornando mais barato o projeto. Depois que o
protótipo foi feito levantamos o problema de uma peça que necessita mudar o
material, já pensaram os transtornos com novo fornecimento, novos testes? Vamos
pensar nisto antes de começarmos a criar desenfreadamente alguma coisa?
Carlos
Filipe dos Santos Lagarinhos
Engro.
Industrial Mecânico, Auditor
(11)996512289
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