segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pirâmide de Moslow


Gosto muito de usar a pirâmide de Moslow para identificar em que fase eu estou na vida, seja pessoal ou profissional. Também ajuda a entender porque os meus colegas ou membros da minha equipe se comportam de certas maneiras.  Costumamos viajar por todos os patamares da pirâmide ou por alguns deles e não só estamos num em particular, dependendo do nosso dia a dia. Mas um deles, pela nossa experiência de vida é o mais importante.  Entre a base chamada fisiologia e que é fundamental para a nossa existência e a realização pessoal está toda a nossa vida até o momento. Em algum momento precisamos de segurança num acidente, precisamos buscar um emprego, tivemos que cuidar do corpo, isto mesmo estando já no topo da pirâmide. Tivemos de voltar lá embaixo, nos lembrarmos de que somos frágeis.




Temos uma família maravilhosa, mas não temos respeito no trabalho, não somos reconhecidos pelo grupo. Somos seres grupais, precisamos viver em comunidade, sermos reconhecidos, gostamos de receber elogios. Logo ao chegarmos ao patamar da Estima estamos nos sentindo úteis para a comunidade. Tanto este patamar como o do Amor/Relacionamento estão muito interligados e influenciam um ao outro. Se estivermos felizes em casa transmitimos isto na comunidade e vice-versa, pelo menos na maioria das vezes. É nestes dois patamares que devemos estar na fase atual de desenvolvimento da nossa sociedade. Claro que ás vezes voltando aos patamares anteriores dependendo do momento. Se sofrermos um acidente numa estrada, no meio do nada, teremos os patamares de Segurança e Fisiologia altamente priorizados, lá vamos querer saber dos outros.

Como você se vê? Onde você está na maioria dos seus dias? O que você faz para galgar um patamar e subir na pirâmide? E se é um líder, sabe identificar onde os membros da sua equipe se encontram e o que precisam para subir na pirâmide e ajudar o time a subir também?

Toda a minha experiência de vida pessoal e profissional me colocam no topo da pirâmide. Claro que não sou demagogo em dizer que não quero um emprego e salário bons (Segurança), que não quero amar a minha esposa e manter a nossa intimidade, que não quero ser reconhecido pelo que faço, mas a vida tem me ensinado a escalar os patamares e a querer ajudar os outros a me acompanharem. A moralidade, a ética, o entender o que me cerca, a aceitação de que estou aqui para seguir um plano que eu mesmo determinei ao vir para este mundo, o entender o outro como um semelhante com os mesmos defeitos e qualidade do que eu. Não é mais nenhum dos pilares abaixo da Realização Pessoal que me faz sair dele a não ser por momentos de necessidade. Este topo da pirâmide já é o meu patamar e quero que todos os meus me alcancem para entenderem o que é ser completo... A idade, a experiência de vida em guerra, amor, ódio, vingança, soberba, doenças dando alerta que você está precisando mudar, companheirismo, tudo isto nos ajuda a mudarmos e evoluirmos.  Reflita e tente se achar na pirâmide... Crie um plano para galgar os patamares e chegar ao topo onde todos deveríamos estar se soubéssemos identificar nossos pontos fracos e os trabalhássemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário