domingo, 17 de janeiro de 2010

Patriotismo

Hoje assisti no Esporte Espetacular a história do General Pára-quedista Roberto de Pessoa, o pára-quedista militar n. 01. Como me fascina o patriotismo de uma pessoa. Como me arrepia ver um batalhão militar jurando a bandeira ou cantando o hino. É a representação total do amor à sua nação. O Brasil tem de tudo, todos os tipos de clima, todos os tipos de terra para se plantar e para se tirar riquezas, tem um povo maravilhoso, solidário, não adepto a guerra, etc. Contudo se vê pouco esse amor à pátria tanto visto em outras nações. Eu vim de um país rico em petróleo, diamantes, contudo filho de uma guerra de mais de 40 anos. Mas amavamos aquela terra, amavamos e amamos a bandeira, aqui longe e ainda quero ver Angola grande, forte como está a África do Sul. E o brasileiro, quando vai amar o seu país? Quando vai deixar de ser aquele conhecido como o que só quer samba, futebol, mulher e cachaça? Quando cheguei ao Brasil tive de fazer um exame de equivalência para poder estudar aqui e aprendi Moral e Cívica, História e Geografia do Brasil e sei muito mais deste país e o amo muito mais do que muitos brasileiros. Vendo o general Roberto Pessoa, prestes a fazer 100 anos, carregado numa cadeira numa cerimónia e o brilho de amor á pátria nos seus olhos vendo o batalhão do qual ele foi a origem, me emocionei e mais uma vez tive certeza que a hierarquia, a disciplina, os padrões militares são o maior exemplo para uma nação ser grande. Vamos começar amando o país. Eu tenho nacionalidade brasileira e portuguesa e me considero um patriota pelo Brasil, muito mais do que por Angola ou Portugal. vamos aprender com os militares esse patriotismo.

Um comentário:

  1. Pois é Carlos... concordo em tudo que disse nesse post. O povo brasileiro só é patriota em época de copa do mundo e afins.
    O povo só se junta quando o assunto é carnaval e futebol. Reclamam sempre da situação em que estão mas não se juntam para reivindicar seus direitos, não se juntam para dar um basta na corrupção nem nada... É uma pena.. Tinha tudo pra ser um país de primeiro mundo se não fosse a mentalidade desse país. Fica aqui meu lamento!

    ResponderExcluir