segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Usar melhor os recursos existentes

Toda a vez que problemas surgiam nos equipamentos sob minhas responsabilidade (compressores, turbinas, bombas, etc.) os inspetores de equipamentos íam ao local e determinavam ações. Ou seja a manutenção somente trocava peças. Comecei a chamar os mecânicos, eletricistas, encarregados e inspetores e em pequnas reuniões usavamos ferramentas da Qualidade como o diagrama de Ishikawa (espinha de peixe), "braistorming", etc. para identificar as causas dos problemas. Com estas simples reuniões começamos a extrair de todos os seus conhecimentos, começamos a motivar a todos no uso dos seus conhecimentos e experiência, em se sentirem importantes no processo. As informações e idéias começaram a frutificar em ações corretivas eficazes. Não mais se trocava peça por trocar. Se descobria a causa e ela era removida. Simplesmente começamos e reduzir em mais de 20% as paradas de máquinas, reincidências de problemas, etc. Mas o principal, cada um teve a sua mão no processo, cada um começou a se sentir dono dos equipamentos. As ações seguintes começaram a envolver os operadores das máquinas já com a idéia de implantarmos um dos pilares da TPM (Total Productive Maintenance)no qual o operador da máquina é aquele que pode fazer uma manutenção melhor no equipamento. Ele o conhece, ele identifica um ruído diferente na hora, ele cuida dia a dia. Começamos a ter a manutenção disponibilizada para paradas, reformas, etc. Saber usar os recursos.

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