segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Qualidade em cada processo

Engraçado como a tantos anos se fala em Qualidade, se aplicam ferramentas, se certificam empresas nas normas ISO e ainda percebemos a falta de conhecimentos e conceitos básicos na área. Continuamos vendo as empresas exigindo nas suas vagas, profissionais da Qualidade para lidar com ações corretivas, para fechamentos de não conformidades, etc. Quando as empresas vão perceber que os profissionais da Qualidade não fazem nada disto? Quando os diretores vão perceber que não é o depto. da Qualidade o responsável pela Qualidade? Quem deve identificar as causas das não conformidades são os gestores dos processos junto com as suas equipes. Quem deve aplicar as ações corretivas em cima dessas causas são os gestores dos processos e as suas equipes. Os profissionais da Qualidade são assessores para ensinar o uso das ferramentas, são auditores para identificarem as não conformidades e oportunidades de melhoria, são cobradores para que as ações corretivas sejam aplicadas. Enquanto houver esta visão atrasada os gestores dos processos não assumirão a qualidade das tarefas dos seus processos, não se responsabilizarão pelos resultados, pelo alcance das metas. Terão sempre a desculpa de que a Qualidade é do depto da Qualidade. Nunca haverá comprometimento deles com a Qualidade. Nunca serão donos reais dos seus processos.

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