sábado, 19 de março de 2011

O aproveitador oportunista

Sempre que algo ocorre de errado na sociedade vemos sempre um aproveitador lançando a primeira pedra se arvorando como o líder. Esse aproveitador pode fazer com que o grupo se transforme numa horda enfurecida provocando um linchamento, o comprometimento de um profissional, etc. Quando um diretor ou um gerente chama a atenção de um profissional diante de todos está dando a possibilidade do aproveitador oportunista aparecer. Ele adora que coisas erradas aconteçam para se mostrar e dar os seus palpites sempre a favor do diretor ou gerente e sempre contra o que está sendo acusado. Seria um ótimo advogado de acusação e não um profissional preocupado com a empresa e em ajudar a identificar o problema, mais ainda, não tem nem solução para o caso, quer é ver o circo pegar fogo e sair sempre como o “cara” que ajuda para caramba. Absurdo e o pior, os diretores, o gerente, ficam gostando dele, até acham que aquele cara ajuda muito a empresa, vê as coisas erradas. Esquecem que ver as coisas erradas todos vêm agora dar as soluções apenas alguns poucos o fazem. Esses sim devem ser valorizados. Já vi na minha experiência muitos aproveitadores se darem bem nas empresas jogando m... no ventilador e aproveitando as falhas dos outros para se engrandecerem e os diretores e gerentes entram na deles. Vejam um exemplo publicado no Globo on-line sobre a escola de base de Brasília onde alguns aproveitadores oportunistas (jornalistas, delegado de polícia, alguém do povo, etc.), vendo a notícia, logo quiseram se aproveitar e devido a eles até a escola foi apedrejada. No fim os acusados eram inocentes.

Em março de 1994, vários órgãos da imprensa publicaram uma série reportagens sobre seis pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças, todas alunas da Escola Base, localizada no bairro da Aclimação, na capital. Os seis acusados eram os donos da escola Ichshiro Shimada e Maria Aparecida Shimada; os funcionários deles...
De acordo com as denúncias apresentadas pelos pais, M..., que trabalhava como perueiro da escola, levava as crianças, no período de aula, para a casa de N..., onde os abusos eram cometidos e filmados. O delegado E..., sem verificar a veracidade das denúncias e com base em laudos preliminares, divulgou as informações à imprensa.
A divulgação do caso levou à depredação e saque da escola. Os donos da escola chegaram a ser presos. No entanto, o inquérito policial foi arquivado por falta de provas. Não havia qualquer indício de que a denúncia tivesse fundamento.

Escrevo este texto como alerta aqueles diretores ou gerentes que querem ser líderes e não apenas chefes. Primeiro, quando quiserem chamar a atenção um subordinado ou uma equipe o façam com todo o direito e autoridade que têm, mas o façam em uma sala fechada e depois de se acalmarem, levantando fatos e dados. Cortem o aproveitador oportunista, ele vai logo se arvorar o certo, aquele que pode ajudar dando mais “porrada”. Ele não está preocupado com a empresa e sim em aparecer, se alimentar do erro dos outros para dizer que está querendo ajudar a empresa. Ele quer é se ajudar e não a empresa. Já vi aproveitadores oportunistas virarem chefes até dentro do departamento da Qualidade, um verdadeiro absurdo. O cara vê sempre as coisas erradas. Ele não vê não, ele busca para poder crescer com isso e não preocupado com a empresa. Se fosse assim dava propostas de soluções.
Para o bem da empresa, da comunidade, isolem os aproveitadores oportunistas e eles definharam ou procurarão outro local para se alimentar e a empresa ou comunidade ficará mais limpa. Como fazer isso?
1-Mesmo com razão, pare, reflita, procure dados, conte até 10, mesmo estando irritado e depois parta para a reclamação;
2-Chame o profissional, a equipe envolvida, o suspeito, seja o que for, aquele alvo da sua irritação anterior e o leve para local apropriado, não no meio de todos. Este é o erro mais grave que existe. Você dá a chance total ao aproveitador oportunista de crescer, um clima entre todos é criado, o ambiente fica pesado e compromete o rendimento de todos, inclusive daqueles que não têm nada a ver com o assunto em questão. Se quiser usar os erros como exemplo primeiro fale com os envolvidos, reclame, etc. e só depois comunique a todos o que ocorreu já com a versão de todos os lados e muito mais calmo.

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