quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Andar depressa, mas sabendo onde vai.

"Não chega primeiro quem vai mais depressa, mas sim quem sabe onde vai", Séneca

-Na rotina do mundo globalizado e da concorrência, vemos constantemente todos querendo ir mais depressa uns do que os outros. Mas para onde?
Uma vez tive o exemplo do processo de Projeto e Desenvolvimento (P&D) de uma indústria que estava constantemente interferindo no processo de Produção por diversas falhas, como alterações de desenho já com o produto na linha de fabricação, alterações do próprio produto com o cliente esperando o mesmo, etc. Este processo também interferia na Produção via o processo de Suprimentos. Ocorriam alterações dos requisitos do projeto sem se levar em conta as alterações impactando os fornecedores que tinham o seu "lead time" prejudicado. Os materiais eram entregues, então, atrasados e assim as linhas de produção também atrasavam e vinha uma reação em cadeia. Ou seja, o processo de P&D assumia compromissos com o processo comercial de entregar o produto em prazos inviáveis (...quem vai mais depressa...), mas sem saber aonde queria ir. Deixavamos o cliente satisfeito com um prazo até menor do que o concorrente, porém no final atrasavamos constantemente, quando não introduzíamos problemas no produto devido à pressa. Pior para a imagem da empresa. Com a ajuda dos gestores do processo de P&D, jovens com grande visão e excelentes profissionais (4 gestores), aplicamos a ferramenta PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Managment Institute) reorganizando o processo, melhorando a definição de escopo, a comunicação entre processos, a análise de riscos implantando o FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), o uso do MSProject para acompanhar prazos e recursos, etc. Reduzimos inclusive as interferências no processo da Qualidade que vivia não atendendo os prazos para testes dos protótipos de novos produtos devido a tanta falta de planejamento. Ou seja, com um pouco de tempo gasto em planejamento mudamos a cultura da pressa sem perder para a concorrência nos prazos. Aumentamos no planejamento, mas reduzimos muito mais na redução de desperdícios que aumentavam o prazo final. Melhor, reduzimos custos, reduzimos "stress" inter processos, etc. Inclusive reduzimos as Não Conformidades em auditorias da certificadora (ISO 9001). Continuamos andando depressa, mas sabendo onde íamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário