terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aprendizado com o passado

A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para adiante. (Kierkegaard);

Olho para trás e vejo quantos erros cometi, mas isso para aprender a não cometê-los novamente. O passado serve para aprendermos a evoluir. Por exemplo, na aviação eu tive problemas na Embraer quando comecei, pela minha pro-atividade, a resolver problemas junto as diretorias e ganhei a inimizade do meu gerente por ciúmes e medo, mesmo lhe mostrando que não queria cargo algum, apenas ser útil, fazer até mesmo o departamento crescer. Quando voltei mais tarde a aviação o diretor ofereceu a sua porta para o procurar sempre e discutir os assuntos. Com medo de ciúmes novamente por parte do gerente, não o fiz e comecei a aplicar as ferramentas, a melhorar os processos, a auditar, sempre com conhecimentod o gerente. Arrumei ciúmes e inimizade com o diretor. Agora aprendi com esses meus erros, aprendi a ser mais diplomata, mais flexivel, juntar as áreas e mostrar o trabalho, o que a Qualidade precisa e como pode assesorar a todos os processos e pessoas. Agora preciso olhar para a frente e poder aplicar todos os ensinamentos, experiência, etc. que consegui. Para isso preciso que o mercado se abra novamente para mim. Na indústria sempre fui bom, sempre saí deixando saudades, afinal o meu objetivo é ser útil, fazer as pessoas serem melhor aproveitadas, os processos melhorados e as empresas melhores para os seus "stakeholders" (envolvidos, interessados). Aqui, com toda a humildade, peço socorro, ajuda para conseguir trabalhar e ser útil. Dêm-me uma chance para provar o quanto posso ser útil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário