sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Correção e Ação Corretiva

3.3 da ISO 14001
correção
ação para eliminar uma não conformidade identificada
[ISO 9000:2000. 3.6.6]
3.4 da ISO 14001
ação corretiva
ação para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável
[ISO 9000:2000. 3.6.6]

Como vêm, tanto na ISO 9001 da gestão da Qualidade como na 14001 de meio ambiente, temos estas duas definições. Parece simples para quem conhece o que é correção e o que é ação corretiva. Acontece que até nas nossa vidas particulares vemos a confusão entre as duas. Nas empresas estou farto de ver todos correndo atrás de apagar o fogo. O operador montou errado aquele componente na linha de produção gerando tempo perdido (desperdício). "esporro nele", vai aprender a nunca mais fazer aquilo, tudo resolvido...será? Logo veremos nova ocorrência igual, até talvez com o mesmo profissional...o negócio é buscar responsáveis, resolver o problema, agradar o chefe, resolvi...estamos fartos de ver as não conformidades, acidentes, desperdícios nos processos, etc. sempre repetitivos, desmotivadores. Se resolve e logo acontece de novo. Porque ninguém mais tem tempo para parar e buscar a causa raíz do problema? Ninguém mais corre atrás de descobrir porque o profissional montou errado (foi o desenho que o projeto alterou e não avisou ninguém? Foi o supervisor que queria atingir as metas de qualquer modo e pressionou além da conta o operador? Foi o horário de saída que já tinha chegado e o operador ficou louco para sair? Foi o próprio cliente que acompanhava a linha e interferiu no processo? Foi falta de treinamento? O QUE ORIGINOU A FALHA? O QUE DEIXOU O ERRO DO OPERADOR TER SE TRANSFORMADO EM PROBLEMA (NÃO CONFORMIDADE, ACIDENTE, ETC.))? Acontece que parar para pensar, para replanejar, para buscar a causa, ainda é considerado por muitos gerentes e diretores perda de tempo, vai lá e arruma, pronto está resolvido. Todos se sentem bem correndo que nem doidos, parecem que estão realmente trabalhando, suando a camisa e mostrando resultados. Pura ficção. Gerentes, diretores, líderes têm de suar a cabeçla, quem sua a camisa é o operador, o chão de fábrica. Por usar o cérebro, por planejar, por pensar mais longe, por pensar em prevenir recorrência é que eles ganham mais, o conhecimento, a técnica, o estudo, vale muito mais. Logo saibam aproveitar, estarão "perdendo tempo" naquele momento, mas ganhando muito mais lá na frente. Correção é apagar o fogo, ação corretiva é buscar o foco do incêndio e eliminar o mesmo. Assim se evitará o reacendimento da chama.

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