segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Não conformidades, fontes da melhoria contínua

Por incrivel que pareça para quem conhece os principios da Qualidade, ainda existem profissionais que conseguem dizer que problemas identificados são ruins para uma empresa. Escutei de um gestor de processo dizer que as auditorias antes feitas na empresa eram melhores, não existiam não conformidades como agora. Ou seja a empresa, sem não conformidades, sem problemas, era melhor antes. Não entendem que, ao implantar um verdadeiro Sistema de Gestão da Qualidade, eficaz, a tendência de aparecerem mais não conformidades é maior. Óbvio, quando uma auditoria é feita sériamente não joga os problemas para baixo do tapete. Pelo contrário, faz questão de se identificarem essas não conformidades, buscar as causas das mesmas e criar ações corretivas para que não haja reincidência. Agora a empresa que só se preocupa em ter o certificado na parede e não quer melhorar, quer é ver as não conformidades "enrustidas". Um dos focos maiores da ISO, além do foco no cliente, é buscar a melhoria contínua dos processos e do Sistema de Gestão. Isto se faz buscando as não conformidades para eliminá-las e não fugindo delas. Quando audito uma empresa que não tem não conformidades eu já desconfio, não existe empresa perfeita. isto por si só já é uma não conformidade, pois se a empresa é perfeita, não busca a melhoria contínua, um dos requisitos da norma ISO. Logo, já está não conforme este requisito. caro gestor, não queira fugir da responsabilidade de fazer o seu processo buscar continuamente a melhoria se escondendo atrás da imagem de que a auditoria é errada e busca apontar erros. Ela busca apontar caminhos para a melhoria contínua do seu processo e da sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário