domingo, 28 de novembro de 2010

Universidade e Futuro do país

Estava lendo a resolução CNE/CP1, 18/02/02 sobre diretrizes. Está certo que é para a formação de professores, mas me deu uma dúvida. No art. 5, III diz: "O projeto pedagógico de cada curso levará em conta que: A seleção dos conteúdos das áreas de ensino da educação deve organizar-se por ir além daquilo que os professores irão ensinar...". Juntando com o que aprendemos de qual é o papel da universidade eu me preocupo. Sabemos como a sociedade influencia o conteúdo dos cursos e se o governo nas suas diretrizes também pensar só em geral sem dar diretrizes mais fortes...Exemplo, só se fala em pre-sal, em oil & gas, no futuro do petróleo. Vamos começar a ver o ensino voltado para esse rumo, cursos voltados para essa energia velha e ultrapassada. Faltarão cursos voltados para a energia renovável. Pior, o governo também está interessado nisto. Como ficarão as universidades que queiram sintonizar os seus projetos pedagógicos com os rumos que o resto do mundo está tomando, indo contra o que só o Brasil pensa, até por influência do próprio governo. As diretrizes devem ser flexíveis, na ingerir no planejamento pedagógico de uma universidade, mas se o país estiver com o ensino indo contra o futuro da sociedade, como fazer?

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