sexta-feira, 19 de junho de 2009

Liderança

Acabei de inventar um cargo, "Liderente". Todos sabemos que um gerente administra um processo e que um processo consta de atividades que pegam entradas entregues por fornecedores e as transformam em saídas (produtos incluindo serviços) para os "Stakeholders" (interessados no processo, os quais podem ser autoridades regulamentadoras, acionistas, clientes, colaboradores, vizinhos, etc.). Mas o que a maioria esquece é que tudo isso é feito de gente, pessoas. Logo o gerente não pode pensar em só administrar os recursos, os procedimentos, os materiais, ele deve gerenciar primeiro e com foco maior as pessoas, ou seja, ser um líder mais do que um gerente. Por isso eu digo que hoje devemos ser "Liderente", mistura de líder com gerente (ou "Leager" em inglês (leader+manager)). Este novo administrador deve saber identificar os pontos fortes da sua equipe e aproveitá-los. Entender como focar os mesmos nos objetivos do processo e da empresa. Também deve identificar os pontos fracos de cada colaborador da equipe e, com sinceridade e compartilhamento, mostrar aos seus como melhorar e crescer. Quando o líder pensa em levantar a sua equipe também está se levantando junto, crescendo e formando uma equipe coesa e "cumplíce". Chega de gerentes que não conhecem gente, administrando processos que são feitos básicamente de gente. Quando temos um colaborador pró-ativo, ou que conhece mais do que nós, façamos o mesmo crescer, aproveitemos o que ele tem de bom, estaremos aprendendo e o processo crescendo. Chega de ter medo dos nossos colaboradores e sempre podá-los. devemos aproveitar e crescer junto. O líder sabe fazer isso e torna o seu processo sempre melhor.

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