sábado, 20 de junho de 2009

Tensão pre-auditoria

Em várias empresas temos percebido uma tensão, uma “neurose” em vésperas de grandes auditorias. Comparemos isto com um grande terreno onde começamos a perceber pequenos focos de incêndio. É uma fumacinha aqui, uma ali e um ou outro vai lá, tenta apagar um foco e ninguém percebe que o fogo está minando por baixo do mato rasteiro. Um dia o fogo alcança o mato alto e seco e o incêndio explode com toda a mata. Aí vemos todos correndo para apagar o incêndio já sem controle. Pior, surgem alguns que gostam de aparecer à custa da tragédia. Na véspera da auditoria vemos alguns querendo auditar, querendo mostrar não conformidades, etc. Jogar “aquilo” no ventilador é fácil, limpar o ventilador é mais difícil e mais difícil ainda é evitar que “aquilo” esteja fora do local para nem chegar ao ventilador. Desculpem a comparação, mas precisamos acordar, entender que o resultado de uma auditoria não se faz na véspera e sim ao longo de todo um ano. Porque na véspera da auditoria querem resolver, fazer a “operação batom”, achando que o auditor não vai perceber. Mesmo que o “enganemos” estamos é nos enganando, não fazendo qualidade. O que interessa é apenas o certificado ou fazermos o ano inteiro as atividades com qualidade? O certificado, a homologação, vai ser conseqüência e não vamos ter essa neurose, véspera de auditoria. Podemos estar com a homologação e o certificado debaixo do braço e, contudo, com os clientes insatisfeitos, os funcionários insatisfeitos, etc. A nossa sustentabilidade (não apenas relativa a meio ambiente mas a permanecer no mercado) estará em risco, mesmo com o certificado embaixo do braço. Vamos aproveitar como lição aprendida a apagar os fogos que aparecem no mato antes que virem um incêndio. Melhor ainda, vamos descobrir a fonte do fogo. Vamos mudar a postura de que “trabalho aqui à vinte anos e sempre foi assim, duvido que isto mude”...”eu avisei, fartei de falar, agora o auditor vai tomar o nosso certificado”...”isto fecha a empresa”...mas o que fizemos para mudar isto? Não adianta reclamar, principalmente pensarmos departamentalmente, precisamos pensar na empresa como um todo. Onde eu posso ajudar e não é agora na véspera da auditoria, é ajudar no ano inteiro. Quem é que depende de mim, o que meu próximo cliente precisa para que a empresa funcione melhor? O que posso fazer? Onde posso reduzir desperdícios no meu processo para que a empresa economize? Onde posso melhorar o meu processo para que faça o meu trabalho com qualidade na primeira vez e como se o meu próximo cliente fosse o cliente final? Como posso ajudar a empresa, dia a dia, a ser melhor, ganhar mais, para eu poder também ganhar mais? Vamos fazer isto dia a dia, mês a mês e não hoje faltando 24 horas para a auditoria. Em outras empresas conseguimos a uma semana antes das auditorias estarmos relaxados, sem “stress”, confiantes, pois sabíamos que durante todo o ano havíamos feito o correto, havíamos feito numa única vez e com qualidade. Podíamos mostrar ao auditor que, melhor do que ele, nós havíamos percebido as não conformidades, havíamos já identificado as causas e já tínhamos plano de ações para eliminá-las. Falta essa visão de descobrir as causas e atacar as mesmas e, só assim, deixaremos de ver as não conformidades sempre iguais, auditoria após auditoria e a “neurose” que podemos chamar de TPA (Tensão Pré Auditoria).

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