terça-feira, 23 de junho de 2009

Todo o mundo conhece a teoria de Maslow, mas sempre é bom recordar. Aqueles que são líderes ou gestores de processos devem se lembrar e saber como fazer crescer cada um dos seus colaboradores. Devem saber identificar onde cada um deles está dentro desses níveis de necessidades na pirâmide de Maslow. Eu me coloco como exemplo. Mudei de uma empresa onde a minha renda era quase igual ao que ganho hoje por motivos de desafios, porque eu já estou no topo das necessidades da pirâmide onde o que importa mais é a Auto Realização. É lógico que a necessidade de segurança (salário, etc.) é importante, eu tenho família, contas, mas não é o meu foco principal. Todos nós temos parcelas em cada patamar da pirâmide de Maslow, o que depende é a prioridade. É um processo contínuo de avaliação da sua equipe e de você mesmo. Quanto a seus colaboradores com contas no vermelho, dívidas, etc., a necessidade já será essa mesmo de segurança. Não adianta oferecer motivação a ele com problemas financeiros. Logo cabe ao líder identificar isso em cada um dos seus colaboradores para fazer com que eles cresçam e ele e o seu departamento também cresçam. Cada um da sua equipe crescendo você também crescerá e vice-versa.

-Identifique a posição de cada um dos seus colaboradores nos níveis de necessidade na pirâmide de Maslow;
-Faça um plano para cada um deles levando inclusive em conta a sua personalidade, você deve conhecê-lo bem;
-Discuta cada um desses planos com o seu superior para obter aprovação;
-Apresente esse plano pessoalmente ao seu colaborador, mostrando o seu interesse na pessoa e não no funcionário. Isto já é motivação.

Façam bom uso lembrando que a Qualidade é feita por pessoas e nos preocupamos com elas, afinal essas pessoas são fontes de não conformidades ou satisfação dos clientes internos ou externos, depende de você, líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário