terça-feira, 23 de junho de 2009

Liderança

Nos conflitos é que se conhecem os verdadeiros líderes, aqueles que sabem aproveitar os pontos positivos dos dois lados do conflito para o benefício comum da organização. O mais importante de tudo é a empresa não perder a visão de processos, conhecer quais são os processos, quem são os fornecedores e clientes de cada processo, entender as necessidades do próximo cliente. Alguém, em sã consciência vai criar conflito com um cliente externo? Então porque criamos conflitos com os nossos clientes internos, ou, pior, nem sabemos quem são os nossos clientes internos. Conflitos devem ser direcionados para os objetivos da empresa, devem ser canalizados para resolverem as não conformidades da organização como um todo (visão sistêmica) e não resolver o problema deste ou daquele departamento. Aí que entra o líder, principalmente se tiver apoio da diretoria, para identificar as oportunidades decorrentes daquele conflito para a empresa. Agora imaginem uma organização onde os conflitos já são gerados a partir da Alta Direção contaminando os níveis de gerência e cortando a motivação daqueles líderes que poderíam aproveitar os pontos positivos dos conflitos. O conflito faz parte do ser humano, temos conflitos até com nós mesmos, com o nosso pensamento e desejos, quanto mais com outros indivíduos. Precisamos de líderes que saibam se afastar do conflito e, com visão externa ao mesmo, aproveitar as ideias positivas de cada conflitante. Hoje em dia as grandes empresas valorizam muito a busca de pesquisadores, de seres pensantes, daqueles profissionais com visão sistêmica e de processos.

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