segunda-feira, 22 de junho de 2009

Responsabilidade e Autoridade

Tenho observado na minha experiência como ainde existem confusões na gestão de pessoas. Tenho visto os profissionais serem cobrados por atividades sem mesmo saberem direito o que poderiam ou não executar. Ainda vemos muita confusão entre os conceitos de Responsabilidade e Autoridade. Eu posso delegar a responsabilidade? E a autoridade?
Se sou gestor de um processo, primeiro preciso urgentemente definir as entradas e saídas (produtos), fornecedores e clientes (internos e externos) e as atividades necessárias, afinal um processo é um conjunto de atividades que transformam entradas em saídas. Acontece que tudo isto envolve pessoas e as mesmas precisam estar cientes do que devem fazer nessas atividades e at´onde vai a responsabilidade de cada um. Responsabilidade e o que o profissional deve responder ao seu gestor, é esse profissional que deve assumir o fazer e responder por aquilo. Responsabilidade não se delega, o gestor é responsavel pelos indicadores do seu processo e ele delega autoridade aos seus para que façam as atividades alcançarem os objetivos. Se os mesmos mostrarem que o processo está ineficiente e ineficaz ele é que vai ser cobrado, ele é o responsável. Aliás sabem a diferença entre eficácia e eficiência? Deixo para mais tarde...

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