Temos percebido um esforço de todos em melhorar os seus processos. Precisamos, além disso, ter uma visão corporativa, de sistema. Não adianta só pensarmos no processo com a visão pequena de que ele é o nosso quintal, os outros que façam o que é deles. Os nossos clientes não são apenas aqueles que compram o produto, mas o acionista que quer lucro, o colaborador que quer ser reconhecido pelo seu esforço, o fornecedor que quer ser valorizado, os clientes do processo seguinte ao nosso, etc. Para que todo esse sistema funcione com eficácia e eficiência, precisamos que a cultura da nossa empresa valorize a Qualidade não do Depto. da Qualidade, mas de cada processo e de cada colaborador. Precisamos melhorar a comunicação entre os processos, identificar o que o outro precisa. Quem é o seu cliente seguinte? Do que ele precisa? Como poderemos contribuir para atendê-lo com Qualidade? EX: precisamos de material na linha de produção no momento certo. Mas ajudamos o almoxarifado disponibilizando áreas para colocação desse material ou os obrigamos a perder tempo limpando áreas para isso? Como podemos melhorar?
Como obtemos informações mais eficientes sobre as reclamações dos clientes para que a Qualidade e a Assistência Técnica possam fazer um trabalho mais eficiente em identificar as causas e não desperdiçarmos tempo e recursos atacando os efeitos?
Como vêm, neste texto, estamos dando ênfase à comunicação. Vamos sentar com os fornecedores e os clientes do nosso processo (cada um no seu processo) e saber o que podemos fazer em equipe para melhorar o mesmo. O resultado será a melhoria do macro processo da nossa empresa. O mesmo a nível estratégico. O que a direção e os gerentes querem de cada processo? Isso está identificado e difundido pela empresa? Os indicadores são eficientes e usados objetivamente para melhorarmos a empresa, ou só quando de uma auditoria? Precisamos melhorar a comunicação interna.
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