domingo, 9 de agosto de 2009

Processos definidos?

Temos percebido um esforço de todos em melhorar os seus processos. Precisamos, além disso, ter uma visão corporativa, de sistema. Não adianta só pensarmos no processo com a visão pequena de que ele é o nosso quintal, os outros que façam o que é deles. Os nossos clientes não são apenas aqueles que compram o produto, mas o acionista que quer lucro, o colaborador que quer ser reconhecido pelo seu esforço, o fornecedor que quer ser valorizado, os clientes do processo seguinte ao nosso, etc. Para que todo esse sistema funcione com eficácia e eficiência, precisamos que a cultura da nossa empresa valorize a Qualidade não do Depto. da Qualidade, mas de cada processo e de cada colaborador. Precisamos melhorar a comunicação entre os processos, identificar o que o outro precisa. Quem é o seu cliente seguinte? Do que ele precisa? Como poderemos contribuir para atendê-lo com Qualidade? EX: precisamos de material na linha de produção no momento certo. Mas ajudamos o almoxarifado disponibilizando áreas para colocação desse material ou os obrigamos a perder tempo limpando áreas para isso? Como podemos melhorar?
Como obtemos informações mais eficientes sobre as reclamações dos clientes para que a Qualidade e a Assistência Técnica possam fazer um trabalho mais eficiente em identificar as causas e não desperdiçarmos tempo e recursos atacando os efeitos?
Como vêm, neste texto, estamos dando ênfase à comunicação. Vamos sentar com os fornecedores e os clientes do nosso processo (cada um no seu processo) e saber o que podemos fazer em equipe para melhorar o mesmo. O resultado será a melhoria do macro processo da nossa empresa. O mesmo a nível estratégico. O que a direção e os gerentes querem de cada processo? Isso está identificado e difundido pela empresa? Os indicadores são eficientes e usados objetivamente para melhorarmos a empresa, ou só quando de uma auditoria? Precisamos melhorar a comunicação interna.

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