sexta-feira, 31 de julho de 2009

Responsabilidade e autoridade como motivação

Requisito 5.5.1 da ISO 9001, 2000, Responsabilidade e Autoridade.
Para que todos os colaboradores de uma organização possam contribuir para atingir os objetivos da Qualidade devem haver definições de responsabilidades de cada um e a autoridade delegada para que eles possam cumprir essa responsabilidade. Lembro mais uma vez que não devemos dar importância à ISO, ou aos procedimentos, como a única saída para a competitividade e sobrevivência de uma organização. A delegação responsável da autoridade para que cada um possa fazer o que lhe foi determinado é de suma importância, inclusive na motivação. Aquele colaborador que recebe a responsabilidade de resolver e agir e ao mesmo tempo recebe a autoridade para fazê-lo, recebe um desafio e, nada como um novo desafio a cada dia, para que cada colaborador possa se sentir motivado e possa se sentir dono do seu negócio, seja um posto de trabalho seja uma gerência. Não adianta darmos a responsabilidade e interferirmos diretamente e constantemente no processo de cada um. Devemos cobrar resultados de cada um com o foco da responsabilidade a que lhe foi atribuída, aí sim, se não atingiu as metas podemos cobrar, mas nunca quebrando a sua autoridade. Isso dá a impressão a ele que realmente não é dono do seu negócio (o seu processo, a sua empresa).
Isso é a raiz para o envolvimento, motivação e comprometimento com a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade eficaz e eficiente.

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