domingo, 26 de julho de 2009

Planejamento para melhor qualidade

“Folder” da Qualidade”– n.13 (parte do jornal criado por mim em uma indústria)

Edital

Continuamos reforçando a importância em não agregar valor ao produto que está não conforme (que não atende os requisitos do cliente seja interno ou externo). Cada vez que não percebemos que o nosso processo está com problemas e estamos passando ao nosso próximo cliente um produto ou serviço com não conformidades, estamos apenas adiando o inevitável, colocar um cartão vermelho nesse produto. O problema é que isso será feito lá na frente do processo produtivo, depois de gastarmos tempo, Hxh, enfim dinheiro num produto que nem deveria ter começado. Logo, todos nós, devemos pensar no nosso próximo cliente, ou melhor, nos colocarmos no lugar dele e percebermos se aceitaríamos um produto daquele jeito. Isto se aplica a todos os processos, o projeto que, sem planejamento eficiente, produz um produto com requisitos que não estão bem definidos (desenhos faltando ou incorretos, etc.) ou redução de custos sem análise de riscos, qualidade que não testar um protótipo desses produtos, ou que não inspeciona os suprimentos antes de entrarem no processo produtivo, um planejamento de produção baseado em tempos produtivos irreais, suprimentos comprando de fornecedores com qualificação ineficaz, etc. Não podemos querer que o nosso montador seja um inspetor do seu próprio processo, este que é o caminho da maioria das empresas modernas, se não atacarmos essa série de desperdícios e prejuízos. A repetição das não conformidades sem a correta identificação das causas e planos de ação eficientes e eficazes, leva a uma desmotivação geral e a entrada na rotina do apaga incêndios sem se saber qual é o foco do fogo. O trabalho em equipe é fundamental pois os processos estão interligados, um é cliente do outro e o outro é fornecedor do um e vice-versa. Como chegar às causas, como usar as ferramentas (como por exemplo o 5 Porquês), se não for feita uma reunião visando o trabalho em equipe? Nas empresas modernas se “perde” tempo em reuniões, em planejamento, para que não se PERCA tempo depois corrigindo as não conformidades, depois do prejuízo já contabilizado. Pior já na mão do cliente final, comprometendo a imagem da empresa. Melhor fazer reuniões antes para planejar e prevenir riscos ao produto e aos processos do que fazer reuniões depois para achar as falhas e culpados. Isto se chama Prevenção e é o caminho mais eficiente para a redução de custos e sobrevivência da empresa no mercado competitivo e globalizado atual.

Carlos FILIPE dos S. Lagarinhos
Eng. Industrial Mecânico, Analista da Qualidade, autor de vários artigos sobre Qualidade, pós-graduação em Engenharia de Produção e Qualidade.

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