terça-feira, 28 de julho de 2009

Líder

Liderança e motivação dos colaboradores

Resumo e adaptação da “Banas Qualidade – Novembro 2007” e pesquisa da Fundação Nacional da Qualidade:

As 500 empresas com maior rentabilidade no Brasil alcançam uma média de 12,87 % de rentabilidade. Nestas encontramos as 150 melhores empresas para se trabalhar conforme o “Guia das Melhores para trabalhar”. Nestas 150 temos aquelas com uma rentabilidade média de 18,04 % e, as dez campeãs, alcançam uma rentabilidade média de 27,5 %. Isto quer dizer “colaboradores felizes pois trabalham em empresas consideradas as melhores para se trabalhar e os acionistas também ficam felizes pela empresa alcançar os objetivos e metas sem descuidar do trabalho em equipe e da produtividade.
Por isso a importância de líderes. Eles que levam a todos os colaboradores seguirem os objetivos da empresa sem terem os seus próprios prejudicados. A participação ativa e contínua da Alta Direção e média gerência cria clareza e unidade de propósito e foca todos nos mesmos objetivos. Critérios, procedimentos, diretrizes, os objetivos e metas são bem definidos e comunicados em todos os níveis da organização.

“ SEM LIDERANÇA NÃO HÁ O SUCESSO PARA A EMPRESA” – Oceano Zacharias, físico, matemático, engenheiro de produção, diretor da “Quality”

Para atingir o sucesso e serem competitivas, as empresas necessitam de profissionais motivados, versáteis e com visão sistêmica. As empresas devem desenvolver um Planejamento Estratégico com objetivos, metas a curto e longo prazo, indicadores com desdobramento e implementação a todos os níveis da empresa.

“PADRÕES ELEVADOS DE QUALIDADE SOMENTE SERÃO OBTIDOS PELO COMPROMETIMENTO DE TODOS OS PROFISSIONAIS QUE COMPÔEM A EMPRESA”

-SER LÍDER:

O líder não impõe sua posição sobre os seus comandados e sim conquista a mesma com o envolvimento e cooperação mútua, em equipe, sabendo ouvir, aproveitando o melhor dos seus colaboradores. O líder lidera não manda, conduz projetos para o futuro e DELEGA o presente aos seus subordinados.
Algumas características de liderança levantadas em pesquisa junto a profissionais:

1-Exercer controle de resultados;
2-Delegar responsabilidade;
3-Conduzir planejamentos;
4-Motivar e inspirar as pessoas;
5-Criar visão de futuro;
6-Alinhar as pessoas com os objetivos;
7-Catalisar os interesses individuais para os da organização;
8-Estimular novos líderes;
9-Ser “Coach”, aquele que ensina, conduz;
10-Buscar relações com todos os “stakeholders” ou envolvidos na empresa.
11-Ser um símbolo de unificação.

Itens mais relevantes segundo a pesquisa:

Visão do Futuro: 79% dos entrevistados (o líder tem que ver para frente, planejamento do futuro);
Conduzir planejamento: 52 % dos entrevistados (planejamento estratégico e não operacional);
Motivar e inspirar as pessoas: 48 % dos entrevistados (formar a equipe, fazer a equipe ser pro-ativa e focada nos objetivos da empresa).

As falhas na Liderança podem ser vistas como:
-Foco exclusivo nos resultados, no cumprimento das metas, foco apenas no faturamento e não no entendimento das necessidades dos clientes e relacionamento com eles;
-Não promover a integração entre os departamentos;
-Falta de promover a cooperação entre os processos;

Em várias empresas percebemos as mesmas não conformidades, os mesmos problemas e as ações corretivas não conseguem ser eficazes além das empresas se tornarem ineficientes perdendo para a concorrência. Não se encontram líderes que façam um planejamento estratégico identificando ameaças, oportunidades para a empresa, pontos fracos e fortes da empresa, que definam objetivos coerentes com as metas e indicadores relacionados a esses objetivos. Principalmente não sabem motivar e liderar os seus para o alcance desses objetivos. O líder sabe aproveitar o melhor dos seus colaboradores, sabe adequar os objetivos individuais para que a equipe fique focada nos objetivos da empresa satisfazendo assim a todos os envolvidos (”stakeholders”).
Você que é diretor ou gerente, você é líder?

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