terça-feira, 21 de julho de 2009

Qualidade de cada um dentro da organização

Uma vez eu fazia uma palestra para gestores de processos e vários outros colaboradores de uma empresa sobre os princípios da Qualidade e diversos conceitos. Logo no início eu perguntei a todos quem era responsável pela Qualidade. Todos olharam para o Gerente da Qualidade e este logo fez a cara de cobrado. Temos visto em inúmeras empresas a área da Qualidade ser cobrada pelas Não Conformidades, pelas ações corretivas, pelos indicadores dos processos não atingindo as metas, etc. Numa reunião de análise crítica com a Alta Direção eu resolvi pedir aos gestores dos processos que apresentassem os indicadores e mostrassem o proque de estarem fora da meta e quais as ações corretivas para as não conformidades. Ficaram perdidos. Eu quis justamente mostrar que os gestores dos processos são os verdadeiros responsáveis pela Qualidade, eles são so donos dos processos, a Qualidade não pode ingerir. O gestor da Qualidade pode ir ao chão de fábriac, numa linha produtiva e mandar os montadores fazerem diferente, sem conversar antes com o gestor da Produção? A responsabilidade da Qualidade é auditar, ensinar o uso das ferramentas visando ações corretivas e não só correção (ou seja identificar as causas e eliminá-las), prevenção, melhoria contínua dos processos, inspecionar os produtos e processos e, aí sim, parar os mesmso se os requisitos não estiverem sendo atendidos. A Qualidade é uma assessora atrelada á alta direção para poder ajudar, ensinar a toda a organização co apoio da alta direção. Ou seja, como mostrei na palestra, a qualidade é responsabilidade de cada um dos colaboradores da empresa. Cada um fazendo com o foco no próximo cliente, cada processo será eficaz em atingir os requisitos e eficiente reduzindo custos (retrabalho, perdas de tempo, valor não agregado ao produto, etc.). Toda a empresa ganhará com a Qualidade de cada um.

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