terça-feira, 7 de julho de 2009

Kaizen, melhoria contínua em pequenos pedaços

Numa empresa conheci a equipe Kaizen. Kaizen é uma filosofia de melhoria contínua usando os recursos disponíveis para melhorar os processos de uma empresa. O que achei engraçado e percebi é que essa equipe Kaizen virou uma equipe de manutenção de urgência. Cada problema no processo produtivo, a mesma era chamada para resolver. Não sabem que Kaizen não se faz assim. Deve-se escolher uma oportunidade de melhoria, ou um problema, formar uma equipe com os envolvidos no processo e nos processos clientes e fornecedores e partir para uma ação de impacto. Em uma semana treina-se, se identifica o problema ou a oportunidade de melhoria, se cria a solução e se encerra a ação com os parabéns à equipe. Ela se desfaz e se parte para outro problema ou oportunidade de melhoria e assim em diante. É uma ferramenta de melhoria contínua e não é formada por uma equipe estática, deve envolver a todos os processos, todos têm interfaces dentro de uma organização. Outra coisa, o Kaizen, num dos seus princípios diz que não se busca a perfeição. 40% feito já é bom. Ou seja, fazer pequenas melhorias, com pouco ou nenhum gasto, continuamente teremos melhorias maiores e chegaremos a processos mais eficientes. Um pouco diferente da Qualidade. A Qualidade busca a perfeição, percebemos isto na filosofia Six Sigma que busca o menor desvio possível, a perfeição. Na Qualidade não existe 40% não conforme. Ou está reprovado ou não, não existe meio certo. Kaizen não é ferramenta da Qualidade e sim da Produção.

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